Considerada uma das técnicas mais avançadas da medicina dentro da área de cirurgia plástica e ortopédica, a microcirurgia reconstrutiva utiliza microscópios e instrumentos ópticos de alta precisão para reparar estruturas delicadas como vasos sanguíneos e nervos.
O ortopedista e traumatologista responsável pela equipe que realiza o procedimento no Grupo São Lucas, Dr. Salomão Chade (CRM: 64606), explica os benefícios dessa técnica que permite a transferência de tecidos de uma parte do corpo para outra como pele, músculo, osso ou nervo, com reconexão dos vasos sanguíneos e nervos sob magnificação microscópica.
“A microcirurgia oferece vantagens significativas sobre outros métodos mais tradicionais, na verdade a microcirurgia é uma técnica complementar utilizada nos casos em que as técnicas tradicionais de reconstrução não são capazes de solucionar casos mais complexos. Ela nos traz maior precisão e detalhe, resultado estético e funcional superior as outras técnicas e reduz complicações”, explica.
São beneficiados casos como grandes perdas de tecido por traumas, câncer, queimaduras extensas ou deformidades congênitas, pacientes que sofreram amputações de dedos, mãos, braços ou outras extremidades, possibilitando melhor restauração de funções motoras e sensoriais e diminuindo o risco de necrose.
Hiperbárica como meio de recuperação
Presente no Brasil desde 1990, a câmara de oxigenoterapia hiperbárica (OHB) se tornou um equipamento diferenciado no quesito recuperação em áreas da medicina. Em um espaço fechado, pressurizado, o paciente respira oxigênio puro (100%) a uma pressão maior que a atmosférica normal. As sessões têm diversos efeitos terapêuticos, trazendo benefícios como aumento da oxigenação dos tecidos, estímulo à formação de novos vasos sanguíneos, ação anti-inflamatória, entre outros.
O médico explica que em casos como de microcirurgias reconstrutivas, o procedimento oferece benefícios significativos no pós-operatório. Esses avanços combinados ampliam as possibilidades de recuperação em casos complexos, oferecendo aos pacientes melhor qualidade de vida e menores riscos de sequelas.
“A oxigenoterapia hiperbárica aumenta a entrega de oxigênio aos tecidos comprometidos, essencial em casos de má perfusão. Ao melhorar a oxigenação, ela aumenta a probabilidade de integração bem-sucedida do enxerto ou retalho. Esse procedimento é uma ferramenta valiosa em várias situações clínicas, como infecções refratárias, doenças vasculares, pós-operatório de cirurgias estéticas, lesões de radiação, tratamento de grandes queimados, traumatismos graves e muitas outras”, afirma.
Entre os benefícios do procedimento, estão a melhora no metabolismo celular e resistência à infecção, a promoção a criação de redes vasculares e fortalecimento dos vasos existentes e o aumento na capacidade do corpo de combater infecções nos locais cirúrgicos.
Procedimento no esporte
Um exemplo recente ocorrido no Hospital Ribeirania do Grupo São Lucas foi a recuperação do atleta Erik Rebello após lesão. Jogador profissional de futebol no Botafogo de Ribeirão Preto, ele sofreu uma fratura no segundo metatarso que estava com atraso na consolidação. Após quatro sessões de hiperbárica na estrutura do hospital, o processo de recuperação foi acelerado e bem-sucedido.
“Para atletas de alto rendimento, a câmara hiperbárica pode ajudar nos processos de recuperação pós-treinos e jogos, na cicatrização de lesões musculares, consolidação de fraturas e agiliza processos em pós-operatórios. O jogador em questão voltou a treinar e jogar após o procedimento, hoje não tendo nenhuma queixa no pé. Ele gostou muito de ter feito e considera que foi essencial nesse retorno”, relata o médico do esporte responsável pelo tratamento do jogador, Rodrigo Brochetto (CRM: 169374 / RQE: 86435).
Sobre o Grupo São Lucas – O Grupo São Lucas de Ribeirão Preto (SP) é uma marca de tradição, qualidade e confiança em medicina de excelência há mais de 50 anos, com médicos especialistas, atendimento humanizado e estrutura própria com alta tecnologia. É composto pelo Hospital São Lucas, Hospital São Lucas Ribeirania e São Lucas Medicina Diagnóstica. O Grupo, localizado em Ribeirão Preto (SP) é administrado pela Hospital Care, uma holding de serviços de saúde formada por mais de 30 unidades entre hospitais e clínicas, em 7 cidades do país.
Bruna Martinelli 16 988651664 [email protected]